Os sites mudaram dramaticamente nas últimas duas décadas. No final dos anos 90, era impressionante apenas ter um site . Na década de 2000, quase todas as empresas tinham um site, mas a maioria nunca passou de um site de catálogo de cinco páginas. E ainda, o comércio eletrônico não havia decolado. Hoje, os sites se tornaram a peça mais importante de garantia para qualquer negócio. Um ótimo site não representará apenas sua marca on-line ou ajudará você a vender seus produtos ou serviços. No entanto, um redesign ou reformulação de site com excelência deve ser aproveitado para ajudá-lo a atingir suas metas de negócios e colocá-lo na vanguarda da concorrência.
O que você pode alcançar?
- Aumento da reputação e o reconhecimento de sua marca on-line
- Tornar-se um líder do setor
- Conversão do cliente
- Compreender melhor o seu público
- Melhorar a experiência do seu cliente
Aumente a reputação e o conhecimento da sua marca
Um site pode fazer muito bem para sua marca. Mas também pode causar muitos danos. As pessoas julgam as empresas com base em seus sites. Se um site parecer feio ou difícil de usar, os consumidores naturalmente terão uma opinião negativa sobre a empresa.
Na verdade, 38% das pessoas deixarão de se envolver com um site se o conteúdo ou layout não for atraentes. Afinal, por que você confiaria em alguém que nem consegue fazer um site direito?
Site ruim, reputação ruim
Também pode fazer com que as empresas (principalmente as pequenas) pareçam pouco profissionais. Se você precisar contratar um encanador, quem escolherá: aquele com site limpo, bonito e fácil de usar? Ou aquele com um site de 1997?
Não é um exagero. A importância de ter um site com boa aparência e totalmente funcional é essencial, principalmente em um momento em que cada vez mais usuários estão visitando sites de seus smartphones. Se você não fornecer uma ótima experiência de usuário por meio de um site otimizado para celular, os visitantes simplesmente não voltarão.
O Google estima que 61% dos usuários provavelmente não retornarão a um site que não seja compatível com dispositivos móveis, e 40% irão buscar um concorrente que seja compatível.
Simplificando, se você tem um site pior do que o de seus concorrentes, está perdendo a reputação da sua marca. Além disso, o Google penalizará o site com uma pontuação de baixa velocidade de página.
Um bom site faz mais do que ter uma boa aparência
Mas um bom site também ajuda os visitantes a conhecer melhor sua marca. Isso pode ser feito de duas maneiras: educando efetivamente o usuário sobre o produto ou oferta e atraindo mais tráfego. Qualquer site de empresa decente deve deixar claro para o usuário exatamente o que a empresa faz ou vende e como ele, o usuário, pode se beneficiar. Parece simples, mas você ficaria surpreso com quantas empresas falham nisso.
O segundo ponto não é tão óbvio. Ao projetar um site, você não precisa apenas pensar no usuário final, também precisa pensar na maneira como mecanismos de pesquisa como o Google rastrearão o site. Torne seu site amigável ao Google com técnicas SEO e você poderá ver seu tráfego subir.
Escrevendo um código limpo, tendo um ótimo layout e estrutura de links internos, incluindo muito conteúdo exclusivo e tornando-o compatível com dispositivos móveis, você poderá melhorar o reconhecimento de sua marca e se classificar no topo do Google.
Lembre-se de que 93% de todas as experiências online começam com um mecanismo de pesquisa. Quanto mais alto você se classificar no Google e no Bing, maior será a probabilidade de um cliente em potencial ver sua marca e maior será a exposição da marca como resultado.
Proteja SEU conteúdo de SEO
Um fator de dissuasão para muitas pessoas quando pensam em reformular ou redesenhar seu site é que perderão autoridade de domínio ou conteúdo de SEO de alto nível. Existem etapas que você deve realizar antes de começar o redesenho para preservar seu SEO, incluindo a criação de um plano detalhado de conteúdo em seu site atual, execução de auditorias em seu site para ver o que está funcionando, revisão de backlinks e muito mais.
Torne-se um líder do setor
Além de permitir que as empresas aumentem a reputação da marca, um ótimo site também pode ajudar as empresas a se posicionarem como líderes do setor. Outra forma de trabalhar para obter classificações mais altas é criar conteúdos com alta taxas de buscas, informativos e conteúdo de interesse, como postagens em blogs e white papers. Mas essas não são apenas uma forma de atrair backlinks; esses tipos de publicações e artigos em blogs também podem estabelecer ou consolidar uma empresa como líder do setor.
Educar através de um blog
Todo grande site de empresa deve incluir um blog ou seção de conteúdo – algum lugar que dê à sua empresa voz para se comunicar com consumidores, empresas e rivais. Um blog também pode contribuir para uma estratégia de marketing digital eficaz construída em torno da criação de conteúdo. Com um blog, você oferece à sua empresa uma plataforma para criar e publicar o tipo de conteúdo que não apenas obtém o reconhecimento do setor, mas também atrai e engaja os consumidores.
Não precisam ser apenas postagens em blog. Um ótimo redesenho u reformulação de site poderá incorporar uma área para hospedar white papers, slideshows, infográficos, vídeos, imagens e muito, muito mais. Sem esta seção, sua empresa estará contando com relações públicas antiquadas para divulgar novas pesquisas ou novos serviços. Com esta seção, sua empresa poderá resolver o problema por si própria e controlar a narrativa de uma forma que a posicione como a empresa número um do setor.
Transforme clientes potenciais em clientes e clientes em clientes habituais
Toda empresa deseja obter mais clientes e atingir uma taxa de conversão de clientes mais alta. Mas o que muitas empresas as vezes não entendem, é que um site é uma ferramenta de vendas, seja uma loja virtual de comercio eletrônico ou não. Mesmo que os clientes não possam comprar o produto ou serviço diretamente do site, ele deve ser usado como uma ferramenta importante na jornada do cliente.
Bons sites não vendem, eles educam
Precisamos parar de interromper as pessoas em seus interesses e ser o que as pessoas estão interessadas.Ex-diretor de criação da J. Walter Thompson Craig Davis
Um site bem projetado não deve ser como um anúncio de jornal ou outdoor. Não deveria estar vendendo para seus clientes. Afinal, seus clientes em potencial já acessaram seu site. Em vez de vender para eles, você deve educá-los sobre seu produto ou serviço. Definindo com clareza exatamente o que é seu produto ou o que seu serviço faz, e o que o torna diferente dos concorrentes, você pode cutucar suavemente os clientes em potencial para se tornarem seus clientes.
Você pode ajudá-los a avançar no funil de vendas, fornecendo uma seção de perguntas frequentes com o objetivo de solucionar problemas ou problemas comuns. Tudo isso deve estar disponível para os consumidores sem que eles precisem pegar o telefone ou falar com uma equipe de vendas insistente. E depois de configurá-lo, você poderá usá-lo gratuitamente para sempre. Como resultado, um ótimo site pode ser uma ferramenta de vendas muito melhor do que sua própria equipe e isso se reflete no crescimento do comércio eletrônico.
A Goldman Sachs revisou suas estimativas para o e-commerce brasileiro e projetou crescimento de 53% em 2020, ante 43% das projeções anteriores o que representa participação de 11% em todo o varejo do país.
Dados da Compre & Confie indicam que no terceiro trimestre deste ano o e-commerce já ultrapassou toda a receita do ano passado, o que, segundo o Goldman Sachs, deve representar uma alta de pelo menos 40% em relação ao mesmo trimestre de 2019.
Teste A / B – Melhorando as taxas de conversão
Um site bem projetado deve ser configurado para lidar com os testes A / B. Esta é uma forma de teste de divisão destinada a encontrar a melhor solução de conversão entre duas opções. Testes diferentes podem incluir alterar a cor de um botão de chamada para ação ou alterar uma imagem. A ideia é melhorar continuamente as taxas de conversão para que seu site fique cada vez melhor na conversão de usuários em clientes. Apesar dos benefícios do teste A / B, nem todos estão fazendo isso.
Apenas 17% das empresas Fortune 500 usam uma plataforma de teste A / B.
A jornada do cliente – Venda novamente e novamente
Ao redesenhar e reformular seu site, você também poderá ajudar a aumentar o valor da vida útil dos clientes. Um site é uma ótima maneira de capturar dados do usuário para futuras ações de marketing. Um usuário nem mesmo precisa fazer uma compra para que uma empresa adquira seus dados.
Um usuário pode passar suas informações de contato apenas assinando um boletim informativo ou baixando um guia. E assim que tiver seus detalhes, você pode continuar vendendo novamente e novamente. Sempre que um novo produto ou serviço é lançado, você pode atualizar seu site e enviar um e – mail a todos os clientes, direcionando-os de volta a essa página. Dessa forma, a jornada do cliente começa novamente. Graças ao seu site, os clientes não são clientes apenas uma vez, são clientes para sempre.
Compreenda melhor o seu público
Saber quem são seus clientes deve ser a principal meta de negócios de qualquer empresa. Um site bem projetado pode ajudá-lo a entender exatamente o que seus clientes pensam e como se comportam.
Analisando o Analytics
Uma forma de as empresas entenderem melhor os clientes por meio de seu website é por meio do uso de plataformas de análise como o Google Analytics. Vamos ser claros, você não precisa redesenhar seu site para adicionar análises. O Google Analytics pode ser adicionado a qualquer site a qualquer momento. Mas terá uso limitado se o seu site tiver apenas cinco páginas. Com tão poucas páginas, é muito difícil entender por que os clientes estão saindo ou quais páginas eles preferem.
Ao redesenhar seu site, no entanto, você pode construí-lo de forma que as plataformas analíticas se tornem genuinamente úteis. Quanto mais páginas, melhor, mas também é importante dividir diferentes serviços e produtos em diferentes páginas. Dessa forma, você pode usar análises para ver qual produto ou serviço as pessoas preferem.
Quer ouvir seus clientes? AdicioNE uma seção de comentários
Você também pode projetar seu site para incluir uma seção de comentários nas páginas do blog, para que os usuários e clientes tenham uma maneira de interagir diretamente com sua marca. Por fim, você pode até incluir um widget de chat ou link para o Whatsapp para que os clientes possam entrar em contato instantaneamente, sem enviar um e-mail. Entender os tipos de perguntas que os usuários fazem pode mostrar o que está faltando no seu site no momento.
Redesenhando seu site, mais do que estética
Ao usar o redesenho ou reformulação de site para entender melhor seus clientes, você pode começar a fazer melhorias em nível micro e macro. Quando você entende como os clientes se comportam em seu site, pode fazer alterações baseadas nestes dados, com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e a taxa de conversão. Isso pode ser algo como adicionar uma nova pergunta no FAQ ou alterar o layout da sua barra de navegação.
Você também pode levar esse feedback a um nível macro e usá-lo para indicar novos produtos ou alterações em seu serviço. Depois de criá-los e adicioná-los ao seu site, você pode voltar à plataforma de análise para ver como os usuários interagem com eles. Torna-se um ciclo de melhoria sem fim.
Melhore a experiência do cliente
Criar uma ótima experiência para o cliente é importante para todas as empresas. Uma experiência do cliente agradável, não apenas ajuda sua empresa a melhorar a reputação de sua marca, mas também incentiva os clientes a permanecerem fiéis à marca e, possivelmente, a comprar mais produtos ou serviços.
É tão importante que em breve se tornará o principal diferencial da marca para os clientes durante o processo de tomada de decisão.
De acordo com o Walker , a experiência do cliente ultrapassará o preço e o produto como o principal diferencial da marca em 2020.
Se você tem um pequeno site de catálogo, provavelmente ele não está contribuindo para a experiência do cliente nem o incentiva a retornar ao seu site para fazer novas compras.
Na verdade, depois que seus clientes compram de você, não há razão para voltar ao seu site. Isto é uma vergonha. Você não está apenas perdendo a chance de vender ou capturar novas informações do cliente, mas também está perdendo a chance de mostrar a ele o quanto você se importa. Felizmente, um redesenho ou reformulação do seu site pode mudar tudo isso.
Faça com que os clientes voltem
Com um novo site, você pode criar várias maneiras de envolver os clientes e melhorar a experiência com sua marca. Uma maneira é criar uma área exclusiva para membros no back-end do site. Então você pode oferecer dicas sobre como usar ou cuidar do produto. Como alternativa, pode oferecer conteúdo premium ao qual ninguém mais tem acesso. O que quer que você coloque lá, precisará oferecer ao usuário valor agregado em cima de sua compra.
Mas você não precisa ir tão longe, apenas melhorar a aparência e o funcionamento do seu site já pode ser considerado como uma melhoria da experiência do cliente. Isso é particularmente verdadeiro se você oferece um produto SaaS (serviço on-line) ou outro serviço no qual os clientes têm de revisitar continuamente o seu site. Quanto melhor for a experiência que eles tiverem ao usar o seu site, maior será a probabilidade de continuarem usando ou fazendo pedidos de seu produto.
Você está procurando melhorar a experiência do cliente, aumentar o conhecimento da marca ou simplesmente dar uma nova aparência ao seu site? Entre em contato conosco para obter mais informações sobre o que podemos fazer para ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios com um redesenho, atualização ou reformulação do seu site.