Devido à recente pandemia, a economia global pisou fundo no freio, fazendo com que todos os passageiros lutassem para encontrar algo em que se agarrar. Para alguns, o trabalho continua, embora com inúmeras mudanças. Mas o que dizer das empresas e setores que tiveram que desacelerar ou fechar efetivamente as portas? O que você faz quando não há clientes comprando seus produtos ou serviços? A resposta é simples – faça todas as tarefas que toda empresa deve fazer, mas evita porque estão muito ocupadas.
Há um número enorme de coisas que toda empresa deve fazer regularmente na busca de otimização, funcionalidade e criação de novas oportunidades. O simples fato é que simplesmente não há tempo suficiente e essas coisas continuam caindo na lista de prioridades. Parece que é hora de tirar o pó dessa lista e começar a fazer algumas coisas.
Para muitos de nós, será difícil navegar pelos próximos trimestres. Em vez de apenas se preocupar com o dinheiro que não estamos ganhando agora, reserve um tempo para controlar as coisas que você pode e planejar ativamente para o futuro.
Coisas a fazer durante o tempo de inatividade
- Revisão do processo por etapas – toda empresa que opera online possui alguma variação de processos por etapas. Isso pode ser uma simples inscrição em um boletim informativo para compras de e-commerce. Seja qual for o caso, os processos de etapas devem ser revisados regularmente para procurar qualquer coisa que esteja fazendo com que você perca clientes neste ponto. Do número de etapas, à localização dos botões e muito mais, pequenos ajustes podem ser feitos para agilizar o processo para o usuário. Mais fácil e rápido equivale a mais conversões.
- Manutenção do site – Um site é como um carro; ele precisa de manutenção regular para funcionar com eficácia. Um site deve ser auditado para melhor velocidade e desempenho, bem como garantir que todas as funcionalidades de front-end e back-end estejam funcionando perfeitamente. A velocidade é importante para a satisfação do cliente, a taxa de conversão e o SEO. Em alguns casos, um site pode ficar inchado devido à adição contínua de conteúdo e recursos. Uma auditoria pode ajudar a encontrar redundâncias, remover desperdícios e ajudar a encontrar e corrigir links ou páginas quebradas.
- Teste o novo software – há uma tonelada de ótimos aplicativos e softwares fantásticos disponíveis, mas quem tem tempo para testá-los e ver como eles podem melhorar o seu negócio? Para aqueles que ainda não oferecem um teste gratuito. Procure software e aplicativos que podem melhorar a produtividade, aumentar a eficiência e melhorar as interações com o cliente.
- Brainstorm de ideias de conteúdo – muitos de nós criam conteúdo na hora, sem um plano. Claro, isso simplesmente não é tão eficaz quanto ter um calendário de conteúdo e planejar ideias e campanhas. Um dos motivos pelos quais uma empresa nem sempre faz isso é a falta de ideias. Leva tempo e energia para debater ideias de conteúdo. Dê a suas equipes algumas sugestões para começar e fazer disso um jogo. Comece jogando a bola de ideias para a frente e para trás e desenvolva uma forte lista de ideias de conteúdo para quando a economia se estabilizar.
- Auditoria de conteúdo – o conteúdo é como uma árvore. Com o tempo, ele cresce cada vez mais, mas para se manter saudável, você precisa podá-lo regularmente e remover as folhas mortas e galhos quebrados. Isso é importante por dois motivos: SEO e velocidade do site. Aproveite o tempo para remover conteúdo desatualizado, conteúdo redundante e conteúdo que ainda não agrega valor. Este também pode ser um momento apropriado para revisar o conteúdo para reaproveitar ou gerar conteúdo atualizado com base nesse tópico.
- Analise campanhas de marketing anteriores – de preferência, esta é uma etapa normal ao projetar novas campanhas. Mas se você tiver tempo, dê uma boa olhada nas campanhas dos últimos cinco anos ou mais. Procure o que parecia funcionar e analise por que ou por que nenhum foi mais eficaz do que outro. Às vezes, uma visão de longo prazo pode fornecer ideias excelentes.
- Crie gráficos – atualize gráficos, logotipos e imagens usados em seu site ou contas de mídia social. Eles não precisam ser implementados agora, mas podem fornecer uma nova aparência nos próximos meses.
- Interaja nas redes sociais – os consumidores estão sentados em casa. Alguns estão entediados e outros preocupados e estressados. Embora uma empresa possa não estar em posição de vender nada para seus clientes, ela ainda pode trabalhar para promover relacionamentos mais fortes, alcançando e interagindo. Forneça informações úteis ou procure entreter os clientes.
Concluindo
O resultado final é que todos nós precisamos fazer o nosso melhor nestes tempos desafiadores. Buscar oportunidades e permanecer engajado é melhor do que se preocupar e não fazer nada. O que uma empresa deve fazer quando não há clientes comprando produtos ou serviços? Planeje o futuro e faça todas as pequenas coisas que são ignoradas porque não há tempo suficiente!