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O que é o Gerenciador de tags do Google? Uma introdução ao GTM

Índice

Acho que podemos concordar que um dos maiores pontos problemáticos que vemos como profissionais de marketing é priorizar nosso trabalho pelos desenvolvedores da web. Seja para integrar ferramentas, acompanhar conversões e eventos ou empregar tags de terceiros, nossas necessidades geralmente são deixadas de lado para projetos de desenvolvimento interno maiores. Bem, o Google ouviu nossa dor e decidiu fazer algo a respeito criando o Google Tag Manager .

Com o Gerenciador de tags do Google, os profissionais de marketing podem configurar rapidamente rastreamento, tags, integrações e mantê-los organizados para publicação, referência e alterações rápidas – mas há muito mais.

Índice:

O que é o Gerenciador de tags do Google (GTM)?

O Google Tag Manager (chamado GTM para abreviar) é uma oportunidade de gerenciar todas as tags associadas ao seu site de uma maneira simples e fácil, tudo sem precisar escrever uma única linha de código. 

Isso traz vários benefícios exclusivos – o principal deles é o fato de você poder adicionar e atualizar facilmente suas próprias tags de site, tudo em um esforço para entender melhor as conversões, a análise do site e outros fatores mais importantes para você. Além de oferecer suporte e integração com todas as tags do Google e de terceiros, o Google Tag Manager também inclui verificação de erros, recursos de segurança e carregamento rápido de tags, tudo para garantir que suas tags funcionem corretamente, não importa o que aconteça.

Gerenciador de tags do Google x Google Analytics

Observe que o Gerenciador de tags do Google é muito diferente de outra ferramenta com a qual você pode estar familiarizado — Google Analytics . O Gerenciador de tags do Google é usado para armazenar e gerenciar códigos de terceiros, não há relatórios ou recursos analíticos de qualquer tipo. O Google Analytics é a solução que você deseja usar para relatórios e análises genuínos.

Da mesma forma, o gerenciamento de suas metas de acompanhamento de conversões, juntamente com todos os outros filtros, seria gerenciado pelo Google Analytics. O mesmo vale para relatórios de conversão, segmentos personalizados, insights sobre vendas de comércio eletrônico e muito mais.

Como resultado, os dois funcionam muito bem juntos, e usá-los em conjunto é provavelmente uma boa ideia, dependendo da sua situação.

O que o Gerenciador de tags do Google faz?

O Gerenciador de tags do Google usa alguns elementos principais para funcionar, incluindo, entre outros, como:

Camada de dados

Este é um dos elementos mais importantes do Google Tag Manager, e é de fato o que permite máxima flexibilidade e facilidade de implementação. Em um nível técnico, a camada de dados do Gerenciador de tags do Google é uma matriz JavaScript que armazena informações relacionadas às tags, acionadores e variáveis ​​que você configurou. Ele também envia informações para outras ferramentas que você possa estar usando, como Google Analytics ou Google Ads. 

Tag

Esses são trechos de JavaScript que você pode colocar no código do seu site, todos projetados para executar uma função específica. Você pode usar tags para redirecionar visitantes ou acompanhar conversões, por exemplo. Você também pode usá-los para enviar e-mails comportamentais e muito, muito mais.

Gatilhos

Esses são os eventos controlados pelo usuário que fazem com que as tags desempenhem a função desejada, conforme descrito acima. Os tipos de acionadores que você pode escolher incluem aqueles relacionados a visualizações de página específicas, cliques, envio de formulário, alteração de histórico e muito mais. Você pode até configurar eventos personalizados, dependendo de suas necessidades.

Variáveis

Esses são os tipos de condições que você pode definir para fornecer às tags um pouco de informação adicional para executar a função desejada. Se você quiser enviar um e-mail direcionado depois que um usuário fizer uma compra em seu site, por exemplo, você pode configurar um gatilho para fazer isso. No entanto, se você quiser levar as coisas mais longe e dizer que o e-mail só deve sair se a compra for acima de US$ 250, você usaria variáveis ​​para fazer isso.

Recipientes

Este é o termo usado para descrever um grupo de tags, acionadores e variáveis ​​que estão trabalhando juntos em conjunto. Ao todo, um contêiner “define as regras” para seu domínio. É o que você obtém quando termina de configurar sua tag, seu acionador e quaisquer variáveis ​​relacionadas com as quais está trabalhando. 

Como usar o Gerenciador de tags do Google

Conforme afirmado, o Gerenciador de tags do Google é uma maneira inerentemente flexível de gerenciar as tags do seu site – o que significa que sua funcionalidade principal é dividida em algumas áreas básicas. 

Integrações com Google Analytics

Há uma variedade de configurações de tags diferentes que você pode aproveitar depois de configurar o Google Analytics no GTM, o que pode ser feito selecionando “Tags > Novo” no menu e especificando “Universal Analytics” na “Configuração de tags” cardápio.

Você pode usar o GTM e o Google Analytics para visualizar a atividade básica da página da web, por exemplo, que é a maneira mais comum de usar essa implementação. Para fazer isso, você deve definir seu “Tipo de acompanhamento” como “Visualização de página” e especificar na seção “Acionamento” que isso deve ser acionado em todas as páginas do seu domínio.

Você também pode usar o GTM e o Google Analytics para medir eventos específicos, como sempre que alguém clica em um link ou botão específico em sua página. O rastreamento de eventos do Gerenciador de tags do Google com o Google Analytics também pode ser usado para entender a atividade do usuário em vários domínios ao mesmo tempo quase da mesma maneira.

Outros usos viáveis ​​para o Google Analytics, quando integrado ao Google Tag Manager, incluem medir o uso do comércio eletrônico e implementar o remarketing dinâmico para mostrar aos usuários anúncios que contêm produtos e/ou serviços específicos que eles próprios visualizaram anteriormente. 

Integrações com ferramentas de terceiros

Observe que o Gerenciador de tags do Google também pode ser usado para gerenciar quaisquer ferramentas de rastreamento de terceiros com as quais você esteja trabalhando, juntamente com quaisquer integrações de dados personalizadas que sejam importantes para você. Depois de se inscrever em sua conta do Gerenciador de tags do Google, tudo o que você precisa fazer é ativar a camada de dados em suas páginas de checkout e configurar suas tags usando a camada de dados e eventos de terceiros associados. 

O que posso rastrear no GTM?

Como afirmado, o Gerenciador de tags do Google permite rastrear uma ampla variedade de coisas diferentes relacionadas à operação contínua do seu site. Apenas alguns exemplos disso incluem, mas não estão limitados a coisas como:

  • Acompanhamento de visualizações de página do site
  • Rastreamento das visualizações de uma única página ou de um aplicativo baseado na web
  • Acompanhamento de Accelerated Mobile Pages, que podem ser úteis se você quiser compará-las com um site normal
  • Rastreamento de aplicativos móveis para os sistemas operacionais iOS e Android
  • Cliques de botão de rastreamento
  • Rastreamento de cliques de botões sociais, o que é particularmente útil ao acompanhar a atividade social em sites como Facebook e Twitter
  • Rastreamento de links de contato, como e-mails e números de telefone
  • Acompanhamento de downloads de arquivos
  • Rastreamento de cliques em links de saída, o que é especialmente importante porque é sempre tão importante saber onde seus visitantes estão saindo do seu site quanto saber onde eles chegaram
  • Rastreando links de afiliados

O Gerenciador de tags do Google também permite rastrear uma ampla variedade de ações diferentes relacionadas a formulários, como envios de formulários, abandono, rastreamento de seleção de campo suspenso, rastreamento de tempo, campos de formulário pré-preenchidos e muitos outros. 

Por fim, o Google Tag Manager é particularmente útil quando se trata de rastrear atividades relacionadas a vendas, comércio eletrônico, conversões e remarketing. Você pode acompanhar as vendas de afiliados, ficar de olho em transações de comércio eletrônico muito grandes com o Google Analytics, rastrear conversões, instalar vários pixels do Facebook na mesma página e muito mais.

O que não posso rastrear no GTM?

Graças às soluções personalizadas oferecidas pelo Google Tag Manager, há muito pouco que você não possa rastrear usando esta ferramenta. Existem alguns tipos de botões de site que não podem ser rastreados com nenhum dos acionadores de clique padrão incluídos, por exemplo, porque são incorporados usando uma tecnologia limitada chamada iFrame. 

Na mesma linha, também é importante ressaltar que as tags turn key são limitadas no Google Tag Manager. Esses são os tipos de tags que são criados por meio de formulários, em oposição aos gerados diretamente por meio de código JavaScript. Isso significa que, embora seja possível trabalhar com ferramentas de análise de terceiros que não sejam o Google Analytics, seria necessário algum conhecimento técnico para garantir que todas as suas tags estejam funcionando corretamente.

Quais são os benefícios do GTM?

De longe, o maior benefício que o Google Tag Manager traz para a mesa é que ele realmente é tão fácil de usar quanto o Google afirma ser. Você não precisa de anos de experiência técnica para fazê-lo funcionar, nem de desenvolvedores para ajudar a evitar algum tipo de erro catastrófico durante a instalação. Os profissionais de marketing podem fazer tudo sozinhos, permitindo que aqueles no escritório que têm experiência técnica profundamente enraizada concentrem mais tempo e atenção nos assuntos que realmente precisam deles.

Outro grande benefício vem do fato de que a camada de dados do Gerenciador de tags do Google é inerentemente flexível – permitindo que você envie informações como categoria de página e até ações como variáveis ​​que podem ser utilizadas ao atualizar pixels em seu domínio. 

Mas, na verdade, o maior benefício do Gerenciador de tags do Google é que ele é uma maneira viável de ajudar a melhorar drasticamente a experiência do usuário em seu site. Se houver muitas tags no mesmo site, por exemplo, isso pode facilmente afetar a velocidade de carregamento de maneira negativa. Com o Google Tag Manager, por outro lado, apenas um contêiner de tag snipped será carregado e o restante será armazenado dentro desse snippet, garantindo assim que seu site seja carregado o mais rápido possível. Da mesma forma, os usuários podem gerenciar todas as tags de um único local, simplificando drasticamente as coisas em geral.

Quais são as desvantagens do GTM?

Talvez a maior desvantagem do Gerenciador de tags do Google seja que os usuários não têm uma equipe de suporte dedicada a quem recorrer se precisarem de ajuda. Para seu crédito, o Google oferecerá assistência ao criar a camada de dados do Google Tag Manager – mas é aí que essa experiência termina. 

Da mesma forma, qualquer sistema de gerenciamento de tags (não apenas o Google Tag Manager) abre a porta para possíveis riscos de segurança se não forem cuidados adequadamente. Tudo isso é uma grande, grande parte da razão pela qual é tão importante trabalhar com um profissional, um especialista ou algum tipo de parceiro de agência ao desenvolver uma estratégia e configurar o Gerenciador de tags do Google pela primeira vez. Sim, é tão simples que qualquer pessoa sem conhecimento técnico pode colocá-lo em funcionamento por conta própria – mas você realmente deseja que a ajuda externa tenha certeza de que está colocando-o em funcionamento da maneira certa para atender às suas necessidades. 

Como configurar o Gerenciador de tags do Google

Antes de instalar o Gerenciador de tags do Google, você deve primeiro criar uma conta (ou usar uma existente) por meio do Gerenciador de tags do Google . A boa notícia é que um novo container é criado automaticamente junto com a conta, então você não precisa fazer nada extra para isso. Você pode criar facilmente contêineres adicionais em cada conta, conforme necessário.

Em seguida, você pode instalar o contêiner em seu site ou em seu aplicativo para dispositivos móveis. Para páginas da web, basta adicionar o contêiner recortado ao código conforme instruído pelo Gerenciador de tags do Google. Da mesma forma, certifique-se de remover todas as tags existentes. Para aplicativos para dispositivos móveis, você pode instalar o contêiner usando o SDK do Firebase para os sistemas operacionais Android ou iOS.

Nesse ponto, tudo o que você precisa fazer é adicionar e publicar suas tags conforme descrito acima e tudo estará pronto para ser usado.

O que é o Gerenciador de tags do Google 360?

Embora seja absolutamente verdade que o Gerenciador de tags do Google é gratuito para qualquer pessoa, empresas maiores que precisam de recursos mais avançados podem fazer upgrade para o Gerenciador de tags do Google 360 ​​. O valor que você pagará por mês varia de acordo com o tamanho de sua empresa, por isso é recomendável entrar em contato com o departamento de vendas do Google para obter informações mais específicas sobre preços.

Além de todos os recursos da conta básica do Gerenciador de tags do Google, o Tag Manager 360 também oferece espaços de trabalho ilimitados para projetos de marcação simultâneos, em vez de apenas três. Ele também adiciona fluxos de trabalho de aprovação para maior visibilidade e zonas para implementações em grande escala e para controlar o acesso à marcação.

Mas a maior vantagem aqui é que o Google Tag Manager 360 também oferece serviços, suporte e SLAs fornecidos pelo Google e pela rede global de parceiros da empresa. Isso é um acréscimo ao centro de ajuda de autoatendimento e aos fóruns da comunidade aos quais os membros gratuitos estão limitados. Portanto, atualizar para o Google Tag Manager 360 se torna uma das melhores maneiras de eliminar uma grande desvantagem que a maioria dos usuários encontra ao usar a solução.

Se você quiser saber mais informações sobre como aproveitar ao máximo o Gerenciador de tags do Google ou se tiver outras dúvidas que gostaria de esclarecer com alguém com mais detalhes, não hesite para entrar em contato conosco hoje. A Zag Sites uma agência de criação de sites em goiania para todo o Brasil.

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Kathlen A. S. M.

E aí, galera! Aqui quem fala é a Kathlen, gerente de marketing e redatora da ZagSites. Com formação em publicidade, design e RH. Eu amo trazer minha criatividade para o mundo da criação de sites e ajudar nossos clientes a alcançarem seus objetivos de negócio. Minha paixão pela escrita me permite criar conteúdo envolvente e relevante que ressoa com nosso público. Estou sempre pensando em novas estratégias para ajudar nossos clientes a alcançar mais visibilidade e sucesso online. Fique ligado em nosso blog para dicas inteligentes e truques criativos que ajudarão a levar seu site para o próximo nível!

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