Nos dias de hoje, muitas pessoas optam por vender seus produtos e serviços online, devido à facilidade e conveniência que isso proporciona. No entanto, a segurança é uma questão crucial para quem deseja ter sucesso nos negócios online. Com tantas transações sendo realizadas na internet, é importante que os empreendedores tomem medidas para garantir que as informações de seus clientes e seus próprios dados estejam protegidos.
Neste guia completo, vamos explorar as melhores práticas para vender online com segurança. Vamos lá?
Como garantir a segurança nas vendas pela internet: 8 dicas essenciais
Se você é um empreendedor que já possui uma loja virtual de comércio eletrônico, certamente sabe o quanto é desafiador criar e manter o site funcionando corretamente. É inegável que todo o esforço empregado nessa empreitada é recompensado, uma vez que ter um site próprio passa mais confiança aos clientes.
Entretanto, é preciso estar atento à segurança do site, a fim de evitar problemas futuros. Para tanto, elaboramos algumas dicas valiosas que ajudarão a proteger sua loja virtual e minimizar os riscos de imprevistos ou ataques virtuais. Adotando as práticas de segurança corretas, você pode proteger sua loja virtual de e-commerce e garantir que seus clientes realizem suas transações de maneira segura e tranquila.
1. Como manter seu domínio seguro e protegido
Proteger seu domínio é uma etapa crítica para evitar fraudes. Uma invasão por alguns minutos pode resultar na perda de todo o trabalho investido. Para garantir a segurança do seu site, é essencial escolher uma senha forte e confiável no momento do cadastro, contendo letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Quanto mais complexa e longa, melhor. Evite usar informações pessoais, como CPF e data de nascimento, pois são facilmente previsíveis.
Lembre-se de que sua senha é pessoal e intransferível e deve ser mantida em sigilo. Nunca a anote em papéis ou bilhetes que possam ser perdidos ou roubados.
Ao navegar na loja virtual, verifique se está transitando somente em sites confiáveis, evitando endereços suspeitos. Revise seus dados cadastrais regularmente e, se notar qualquer alteração, altere sua senha imediatamente.
Uma dica é acessar sua loja virtual com um e-mail desconhecido para verificar se há anúncios não autorizados ou redirecionamentos para domínios fraudulentos, conhecidos como phishing. Por fim, deslogue sempre da sua conta antes de fechar a sessão, especialmente em computadores públicos, e desative a opção de salvar senhas para evitar a exposição dos seus dados.
2. Certificado SSL: Por que é importante para a segurança do seu site
O Certificado SSL (Secure Sockets Layer), é uma ferramenta essencial para proteger a troca de informações entre computadores por meio de criptografia. Ele garante a confidencialidade e integridade dos dados em um site, impedindo a interceptação das informações trocadas.
Por essa razão, é indispensável que todo e-commerce tenha um certificado SSL instalado. Esse recurso ajuda a proteger as informações dos seus clientes e da sua empresa, principalmente em relação aos dados financeiros, como números de cartões de crédito.
Ao instalar o Certificado SSL em seu site, você estará criando um ambiente seguro para seus clientes realizarem transações, garantindo que os dados sejam criptografados e, portanto, mais protegidos contra possíveis fraudes. Assim, sua empresa estará em conformidade com os padrões de segurança da internet, o que aumentará a confiança dos seus clientes em relação ao seu negócio.
4. Fique alerta: Evitando fraudes de e-mail
Os golpes de e-mails falsos são uma das formas mais comuns de fraudes na internet. Essas mensagens normalmente solicitam informações bancárias para atualização do cadastro ou oferecem promoções imperdíveis. Ao longo do tempo, esses golpes evoluíram, e agora, muitos e-mails fraudulentos têm um design idêntico ao utilizado por grandes lojas, com cores e fontes parecidas, o que pode confundir facilmente quem os recebe.
Uma dica valiosa para identificar e-mails fraudulentos é verificar o endereço do link. Ele nunca será igual ao da loja verdadeira, mas pode ser bem parecido. Por exemplo, um e-mail fraudulento que se passava pelas famosas Lojas Americanas tinha como endereço do site “americana.com”. Pequenos detalhes como esse fazem a diferença e podem evitar que seus clientes caiam em golpes de muitos reais.
Sem contar que, esses e-mails fraudulentos costumam tratar tudo com muita urgência, utilizando argumentos como a atualização de dados para evitar exclusão da conta na loja, o que pode enganar muitos usuários.
Para evitar esses golpes, é necessário orientar seus clientes a desconfiar de e-mails suspeitos, verificar o remetente e o endereço do site antes de clicar em qualquer link e não compartilhar informações pessoais por e-mail. Sempre alerte seus clientes sobre esses riscos e garantir que eles estejam cientes das medidas de segurança que devem tomar ao realizar transações online.
5. Segurança do computador em primeiro lugar
Os antivírus são ferramentas essenciais s para manter a segurança do seu computador e evitar fraudes. Muitos usuários que não utilizam seus dispositivos para trabalho acabam negligenciando a importância desses programas, pois muitos antivírus são pagos e cobram uma taxa mensal ou anual. Isso pode levar a procrastinação do download desses softwares.
Porém, para quem utiliza o computador para trabalho, contar com um antivírus forte e confiável é indispensável. Somente ele será capaz de proteger e identificar rapidamente possíveis ameaças ao seu domínio.
Por isso, fazer uma pesquisa e conversar com outros profissionais do ramo para descobrir quais são as recomendações de antivírus. Atualmente, o Kaspersky é considerado o melhor antivírus do mercado, com opções pagas e gratuitas.
Também é recomendável, ter outras preocupações frequentes, como fazer todas as atualizações solicitadas pelo sistema operacional e nunca baixar anexos de e-mails desconhecidos ou de sites pouco confiáveis.
Após escolher o antivírus, é indispensável realizar revisões e varreduras frequentes no sistema, recomendando-se pelo menos uma vez por semana. Sinais como lentidão excessiva, travas constantes, reinicializações automáticas e bateria esgotando rapidamente podem indicar a presença de malwares no seu dispositivo.
Investir em um bom antivírus e adotar hábitos seguros no uso do computador é fundamental para manter a segurança de suas informações e garantir o bom funcionamento do seu negócio na internet.
6. Acesso seguro: proteja suas contas e informações pessoais
Mesmo que você tenha investido em medidas de segurança para proteger seus dados cadastrais, imprevistos como a perda de senha podem acontecer. Nesses casos, é interessante ter medidas de precaução para evitar problemas futuros.
Uma boa dica é adicionar uma pergunta de segurança ao seu cadastro. Escolha uma pergunta cuja resposta seja fácil para você, mas difícil para outras pessoas descobrirem. Questões como o nome da sua primeira professora da escola são boas opções. Evite escolher perguntas cujas respostas sejam fáceis de adivinhar, como a sua cor preferida ou número da sorte.
Evite utilizar uma frase completa como resposta, pois você pode esquecer dos detalhes utilizados e não conseguir recuperar o acesso. É melhor escolher uma resposta curta e fácil de lembrar.
Ao cadastrar o e-mail para recuperação da senha, é recomendado utilizar um endereço alternativo ao colocado no cadastro inicial. Dessa forma, mesmo que você tenha perdido acesso ao seu e-mail principal, ainda há uma segunda opção para recuperar seus dados cadastrais.
Tomar essas medidas de segurança adicionais pode ajudar a evitar problemas em caso de perda de senha. Deve estar preparado para essas situações e garantir a segurança dos seus dados na internet.
7. A importância de um cadastro exclusivo para as vendas
Se você vende em shoppings virtuais ou por meio de dropshipping, criar um e-mail corporativo é uma dica bastante útil para garantir a segurança do seu negócio e transmitir credibilidade aos clientes. Um e-mail profissional é uma forma de contato com a sua loja que transmite mais confiança aos clientes.
Se você faz as suas vendas através de uma plataforma coletiva, como um marketplace, ter um e-mail corporativo é um passo indispensável para ter credibilidade com os clientes e se destacar em meio aos muitos vendedores presentes nesses locais.
Um e-mail corporativo também evita que você e sua loja caiam em fraudes. Ao acessar um e-mail não confiável, pode ocorrer a obtenção dos seus dados e até mesmo a invasão da sua conta. Se você estiver cadastrado com seu usuário pessoal, pode perder tudo o que tem guardado, informações confidenciais e até mesmo a conta para recuperar senha.
Por isso, crie um e-mail corporativo para tratar todas as questões profissionais. Mesmo que você não tenha condições de comprar um domínio exclusivo para a sua empresa, é possível criar uma conta de usuário utilizando serviços de e-mail gratuitos, como Google ou Outlook, por exemplo.
8. Mantendo contato com seus clientes
Manter um canal de contato ativo com os clientes é uma das melhores dicas para evitar fraudes e proteger seus clientes. Através deste canal, é possível comunicar rapidamente caso identifique atividades suspeitas e alertar os usuários para que não caiam na armadilha.
Outra vantagem é que seus próprios clientes podem enviar perguntas sobre possíveis e-mails pedindo dados ou promoções relâmpagos. Dessa forma, você pode responder diretamente e ainda avisar de maneira pública aos demais.
As redes sociais também são um ótimo canal de divulgação dos seus produtos, principalmente para aqueles que ainda estão começando, já que é possível fazer a venda diretamente pelo Instagram, WhatsApp ou Facebook.
Lembrar que as preocupações com a segurança devem continuar sendo consideradas, independentemente da plataforma utilizada para a venda. Afinal, o objetivo é crescer o negócio e para isso é necessário iniciar da maneira correta, garantindo a segurança do seu negócio e dos seus clientes.
Estas dicas foram uteis para a realização de vendas mais seguras?
Com tantas tentativas de fraudes acontecendo, vender online com segurança é uma tarefa que exige cuidados. Muitos clientes ficam receosos com esse modelo de venda, seja por já terem sofrido algum golpe ou conhecer pessoas que passaram por essa situação.
Desta forma, seguindo as dicas apresentadas neste artigo, é possível transmitir aos clientes a segurança e credibilidade do seu trabalho. Com isso, será mais fácil atrair novos clientes e aumentar as vendas do seu negócio.
Lembre-se de que a segurança na venda online começa desde a escolha de senhas seguras até a utilização de certificados SSL e antivírus atualizados. Ter um e-mail corporativo e um canal de contato ativo com os clientes também são medidas ideais para garantir a segurança da sua loja virtual.
Por fim, vale lembrar que essas precauções devem ser tomadas constantemente, uma vez que as tentativas de golpes e fraudes podem acontecer a qualquer momento. Ao colocar em prática essas dicas, você estará protegendo o seu negócio e transmitindo aos clientes a confiança necessária para que eles realizem compras com tranquilidade.