Na virada da década, a Internet das Coisas ainda era uma entidade em grande parte conceitual e primordial. No entanto, os especialistas do setor de tecnologia geralmente concordavam que a IoT se tornaria uma força global em um futuro muito próximo.
Hoje, existem surpreendentes 42,62 bilhões de dispositivos conectados integrados à rede da IoT – e é improvável que a tendência diminua em breve. De fato, até 2025, estima-se que haverá mais de 75 bilhões de dispositivos habilitados para IoT em uso em todo o mundo.
O tremendo crescimento da IoT nos últimos anos demonstra que há um valor e uma demanda claros por tecnologia conectada, mas várias perguntas ainda não foram respondidas. Por exemplo, ainda não existe um conjunto de práticas recomendadas claramente definidas para criar uma experiência de usuário superior para dispositivos habilitados para IoT.
Mas isso não significa que não haja uma maneira de determinar o que contribui para uma ótima experiência do usuário de IoT. Considere as dicas a seguir ao desenvolver o relacionamento de sua organização com a Internet das Coisas.
Criando valor agregado
A maioria das pessoas se dá bem com sua geladeira padrão. Então, como as empresas podem agora justificar a venda de geladeiras inteligentes por milhares de dólares? Não é porque você pode jogar Pandora no tablet embutido na frente da geladeira. O verdadeiro valor está dentro da geladeira, onde câmeras e sensores inteligentes se combinam para permitir que sua geladeira o avise quando a comida estiver prestes a estragar e quando você precisar fazer uma nova compra. Adotar uma abordagem mais inteligente ao desperdício de alimentos tem o potencial de economizar milhares de dólares por ano aos consumidores, ajudando a justificar o preço de etiqueta e proporcionando uma experiência conveniente e valiosa.
Projete com novas plataformas em mente
Por vários anos, os dispositivos IoT pareciam muito com extensões dos smartphones que os consumidores já conhecem. Mas, no ano passado, os assistentes virtuais superaram os dispositivos IoT mais tradicionais, trazendo consigo um conjunto totalmente novo de desafios. Se sua organização está desenvolvendo uma estratégia de IoT, seria prudente levar essa mudança em consideração. Você precisará se apoiar mais em automação e aprendizado de máquina, ao contrário de dispositivos mais táteis, para garantir que seu novo projeto seja compatível, conveniente e funcional.
A simplicidade é mais importante do que nunca
A interconexão de bilhões de dispositivos pode produzir oportunidades incríveis para novos recursos de comunicação e coleta de dados que podem aumentar a experiência do usuário. Mas os usuários não querem necessariamente ver como a salsicha é feita. É imperativo que seus usuários não fiquem atolados com a imensidão da IoT, portanto, não pense que você deve fornecer todos os recursos possíveis de uma só vez. Mantenha seu design simples, mas permita a personalização para que as pessoas possam tirar mais proveito de sua experiência, se assim o desejarem.
Não é apenas sobre o seu produto
Mesmo os melhores, mais eficientes e funcionais produtos com os mais incríveis planos de marketing e aquisição de clientes podem falhar – na verdade, isso acontece o tempo todo. Às vezes, isso acontece durante o primeiro uso de um produto. Isso ocorre porque as empresas se esquecem de considerar o que acontecerá quando um novo cliente realmente experimentar seu produto pela primeira vez. Eles esquecem que os clientes não entenderão seu produto tão bem quanto você, ou os engenheiros que o construíram. Eles esquecem que a maioria dos clientes raramente lê manuais de instruções. Tudo o que um cliente frustrado precisa fazer é devolver o produto para que todos os gastos de engenharia, marketing e mídia sejam em vão. Assim, é extremamente importante investir em pesquisa de usuários e produtos antes de lançar algo para tornar as primeiras experiências de seus clientes com o produto (ou seja, a “experiência de unboxing,