O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair potenciais clientes para uma marca por meio da criação de conteúdo relevante que solucione alguma dor ou dúvida destes usuários.
Para isso, diferentes formatos podem ser usados, como textos, vídeos, e-books, podcasts, webinars e posts em redes sociais.
O formato, tema, canal e até profundidade do material são definidos com base no perfil de cliente que a marca espera alcançar e que já tem em sua base, bem como na jornada de compra traçada.
Isso significa que materiais mais densos, como de áudio e vídeo, e que visam converter o usuário, são pensados, de modo geral, nas etapas de meio de funil – considerando o público e o objetivo da marca, como dito antes.
Este é um método de marketing que não faz promoção direta, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas, tornando o relacionamento mais duradouro e a venda mais qualificada.
Diante da importância dessa estratégia, neste artigo você compreenderá o que é o marketing de conteúdo e os benefícios que agrega para o site da sua empresa.
Entenda o Marketing de Conteúdo
Existem várias estratégias que podem ser aplicadas na área do marketing digital com o objetivo de atrair os clientes e proporcionar a melhora da visibilidade da marca.
O marketing de conteúdo é exatamente uma dessas ferramentas, se destacando por conciliar ações orgânicas, mas que também podem ser impulsionadas (ou pagas).
Para que traga bons resultados, é importante criar um material estratégico e que tenha valor para o usuário.
Para compreender sobre o assunto, é fundamental saber as 5 etapas do marketing de conteúdo, que são:
- Planejamento;
- Criação de persona;
- Elaboração do conteúdo;
- Distribuição do conteúdo;
- Mensuração de resultados.
A primeira etapa é essencial para a organização da estratégia. O planejamento é essencial para direcionar as atividades, assim como estabelecer as metas que serão atingidas.
Diante disso, criar uma persona é importante, pois se refere a um personagem fictício que ajuda a representar o público. O entendimento sobre o público-alvo é essencial pois contribui para a criação de materiais mais direcionados e efetivos.
Assim, com base no objetivo traçado e no conhecimento acerca da audiência, a criação de conteúdo parte de uma elaboração prévia do formato, tema e profundidade do que será produzido, bem como o canal (ou canais) de distribuição.
É importante já considerar as plataformas que serão usadas porque cada canal apresenta características específicas, linguagem mais adequada e pode ter apenas um nicho do público a ser atingido.
Com o conteúdo produzido, é chegado o momento de fazer a distribuição, que representa publicar e por vezes promover o conteúdo nos canais da sua empresa.
A etapa final diz respeito ao processo de mensuração de resultados, que consiste na análise dos resultados das ações realizadas em rede e, se necessário, a adequação das estratégias para otimizar o resultado.
Inbound Marketing é essencial para o marketing de conteúdo
Para aplicar as estratégias do marketing de conteúdo para sua empresa, é essencial utilizar o Inbound Marketing, conhecido também como marketing de atração.
Essa estratégia consiste em chamar a atenção do cliente de uma forma não invasiva, criando um bom relacionamento.
Ou seja, a ideia de que o cliente só serve para fazer uma compra está equivocada, pois o contato com o cliente não acaba na etapa de venda. Por isso, o bom relacionamento e uma nutrição adequada devem ser mantidos.
Para que isso ocorra, é importante conhecer os estágios do inbound marketing – o que contribui, inclusive, com a produção de conteúdos mais qualificados. As fases principais dessa estratégia são:
- Atração;
- Conversão;
- Vendas;
- Encantamento.
O primeiro processo é conhecido como atração e consiste na ação de “capturar” visitantes para o seu site.
Isso só ocorre se o material produzido for do interesse do público-alvo.
Além disso, é importante considerar adequações técnicas das páginas e dos próprios conteúdos, recorrendo a uso de imagens e formatos mais dinâmicos em blogs e também a inserção de palavras-chave no site como um todo.
Na conversão, a ideia é fazer com que um visitante se torne um lead, ou seja, um cliente em potencial.
Neste caso, a pessoa já demonstra interesse pelo negócio, podendo ter visitado o site algumas vezes ou seguido nas redes sociais.
Assim, na evolução da jornada, ela pode se cadastrar para receber um email marketing, baixar um e-book, dentre outras ações, fornecendo mais informações para a empresa e ampliando as oportunidades de contato e venda.
Quando essa pessoa conseguiu identificar o seu problema e já foi nutrida pela sua empresa, ela está pronta para realizar uma compra em seu negócio.
Nesse momento ela passa para o estágio de venda e pode efetivar a transação, entrar em contato com a marca, ou ser contatada por uma equipe voltada para a conversão após registro de interesse em algum dos canais.
Por fim, é preciso ressaltar que o processo de relacionamento com o cliente não se finaliza na compra. A fase do encantamento é crucial para que esse relacionamento continue e o cliente se torne assíduo e um agente de propagação da empresa.
Confira os Benefícios do Marketing de Conteúdo
Já falamos sobre o marketing de conteúdo e como ele se relaciona com o inbound marketing. Mas, quais são os benefícios dessa ação para o seu negócio? Não se preocupe que falaremos a seguir!
O primeiro benefício que merece destaque diz respeito ao aumento do número de visitantes em seu site, ou seja, o aumento do tráfego.
Se sua empresa trabalhar para desenvolver um bom ranqueamento em ferramentas de busca, sua empresa terá mais visibilidade e, com isso, conseguirá chamar mais atenção de potenciais clientes.
Já no site, o cliente tem a possibilidade de realizar compras. Ou seja, o marketing de conteúdo pode promover um aumento no número de vendas, assim como no número de clientes em potencial (lead).
Além disso, por meio de conteúdos de valor, a confiança e relevância da marca são ampliadas, o que otimiza a tomada de decisão dos clientes.
Com a produção de um conteúdo de qualidade também é possível aumentar o engajamento e as interações.
Assim, mais pessoas terão uma imagem positiva acerca da sua empresa e podem acabar se engajando com o conteúdo produzido.
Diante desses benefícios, e de modo a ter mais qualidade no processo produtivo e estratégico, é importante contar com o suporte de uma equipe de marketing especializada para a produção de um conteúdo.