Muitas mudanças ocorreram no Google nos últimos anos, seja a oficialização de novo algoritmo, o Google Hummingbird, ou as mudanças de como ele interpreta um site bem otimizado e as estratégias que ainda fazem efeito para indexação dele nos resultados de buscas.
Com tantas mudanças, muitas estratégias ficaram ultrapassadas e por isso não fazem mais efeito no trabalho de SEO, embora que muitas dessas mudanças deixaram o trabalho mais árduo e demorado, isto é, é necessário ainda mais tempo para poder enxergar resultados conclusivos, mas, em compensação, eliminaram uma grande massa de sites e blogs, que se beneficiavam das famosas black hat para conseguirem resultados rápidos e um sonhado posicionamento nas primeiras páginas dos buscadores.
Dentre tantas formas e estratégias que ainda enxergam um resultado satisfatório estão os Guest Post, estes que serão o assunto principal desse artigo, tentarei ser breve, mas ainda com detalhes, explicar o que é e como funciona essa estratégia de SEO, que apesar de funcionar bem, ainda hoje em dia é evitado por muitos, pois se trata de um trabalho mais demorado e se mostra complicado em um primeiro momento.
O que é Guest Post
O Guest Post (Post Convidado em português) é uma estratégia de Link Building que em vez de usarmos diretórios de artigos ou agregadores, utilizamos blogs para as publicações dos artigos. A principal diferença em Guest Post é que agora publicaremos os artigos em blogs e, diferentemente de um diretório que precisamos apenas cadastrar um usuário com apenas alguns passos, enviar nosso artigo e aguardar pela publicação do mesmo no diretório, aqui, com o Guest Post, é necessário conseguir a permissão do blogueiro para a publicação do artigo em seu blog, esta que é a parte mais difícil dessa estratégia de SEO.
Guest Post para o trabalho de SEO
Um Guest Post é uma ótima forma de conseguir bons backlinks para o seu site, com a publicação de um dos seus artigos em um blog, com links apontando para o seu blog ou site. Conseguir backlinks de qualidade é a porta de entrada para conseguir melhorar o posicionamento do seu site nos buscadores.
Apesar dessa estratégia trazer benefícios para ambos, escritor e blogueiro, muitos blogueiros não se sentem atraídos em disponibilizar um espaço em seu blog sem cobrar por isso. Convencendo-os do contrário e ganhar sua confiança e permissão, pode ser considerada a parte mais difícil dessa estratégia.
Como conseguir um Guest Post
Essa é a principal dúvida de qualquer um que planeja iniciar sua estratégia de Guest Post. De fato, há muitas maneiras de faze-la, seja na escolha dos blogs, na abordagem que você terá com o blogueiro, até o envio do artigo e aguardar a publicação dele. Há muitos artigos na internet ensinando maneiras e maneiras de abordagem, as mais diretas, as confusas e tendenciosas para enganar o blogueiro, abordagens mais formais e outras mais casuais.
O que eu percebi, durante o tempo e as experiências com o trabalho de Guest Post, é que a sua abordagem é importante e deve seguir certas regrinhas até certo ponto, como por exemplo: ser educado, não muito direto, mas ao mesmo tempo claro no que você quer propor para o blogueiro, ter garantia de evitar a todo custo erros gramaticais ou de concordância em sua abordagem, pois, como você mesmo que irá redigir o artigo, é vital não deixar uma impressão ruim com erros ortográficos.
Fora isso, eu acredito que a sua abordagem deve seguir a sua maneira, algo mais livre e natural, pois não importa o quanto a sua abordagem seja boa e bem escrita, a resposta final irá depender exclusivamente do blogueiro que estará mais propenso a aceitar ou recusar.
Você irá encontrar muitos tipos de blogueiros internet afora: Muitos desconhecem totalmente como um guest post funciona; outros já tiveram experiências passadas com esse tipo de parceria e sua resposta vai depender exclusivamente se foram boas ou ruins; há os blogueiros que irão querer cobrar preços absurdos pela publicação do artigo, outros nem tanto (depende da relevância do blog e do valor que o blogueiro achar justo para publicar um artigo nele); e há também os que não irão nem se importar em lhe responder de volta.
Ter uma boa abordagem é importante, mas o que decidirá é, sem dúvida o blogueiro. Por esses e outros fatores, a porcentagem de blogs que aceitam o Guest Post é baixa, cerca de 10%, assim, se você pesquisar, listar e entrar em contato com 50 blogueiros diferentes, tem uma probabilidade de 5 estarem bastante suscetíveis a aceitarem o Guest Post.
Resumindo, não existe uma técnica secreta para que isso dê certo, é necessário muito empenho e tempo para conseguir enxergar um resultado bom mais para frente.