Em dúvida sobre como vender produtos ou serviços pelo WhatsApp? Veja aqui 10 dicas para usar da melhor forma os recursos desta rede social e atrair mais clientes.
Vale a pena vender pelo WhatsApp?
Hoje em dia, dificilmente se encontra uma pessoa que não utilize o WhatsApp. Se você tem um negócio, o mais provável é que o seu cliente também use a plataforma. Muitas vezes, a oferta de produtos ou serviços por essa rede social se traduz em vendas. Com algumas estratégias há como conquistar novos consumidores e fidelizar a clientela antiga.
A publicação de um catálogo com produtos, criação de mensagens rápidas e uso de bots, por exemplo, facilitam o processo de vendas. Ter somente um número exclusivo da sua empresa e trabalhar com QR Code são outras boas táticas.
De forma geral, é necessário que você tenha o conhecimento dessas e outras técnicas para obter os melhores resultados. Pensando nisso, neste texto foram incluídos os 10 principais recursos que ajudam a vender produtos ou serviços pelo WhatsApp. Então, confira!
Como vender pelo WhatsApp?
Não basta oferecer seus produtos e serviços para vender pelo WhatsApp, você precisa lidar com diversos fatores. Sendo assim, acompanhe as dicas abaixo e descubra como começar a desenvolver suas próprias estratégias.
Tenha um número só para a sua empresa
Com um número exclusivo para seu negócio fica mais fácil separar conversas e pedidos. Assim, nem você nem sua equipe se confundem ou perdem tempo e o cliente não precisa memorizar ou tentar contato com vários números. Isso ainda gera confiança nas pessoas em relação a sua marca e, como resultado, seus produtos ou serviços vendem mais.
Afinal, uma empresa que muda de dados constantemente gera receio e consumidores que possuem números antigos, muitas vezes, acabam comprando com a concorrência. Além de sair mais barato manter um único chip para os negócios, você consegue ter maior organização entre assuntos da sua vida pessoal e profissional.
Utilize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp que possui ferramentas direcionadas a empresas. Por meio desse aplicativo tem como incluir tags de contato para filtrar, por exemplo, “novos clientes” ou “pedidos pagos”. Outra função útil que ele possui é enviar mensagens rápidas e visualizar quantas foram entregues e não lidas pelas pessoas.
Seu perfil também muda e se torna mais profissional e contém informações importantes, como endereço, horário de funcionamento, descrição e link do site. Quando você vender um produto ou serviço, se quiser pode receber o pagamento direto por essa ferramenta. Isso é mais praticidade para seu negócio e consumidores.
Crie respostas rápidas e mensagens automáticas
É normal que algumas pessoas entrem em contato com uma empresa fora do horário de atendimento. No WhatsApp padrão, quando isso ocorre o cliente fica muito tempo sem receber nenhum contato. Já no WhatsApp Business existe a possibilidade de configurar respostas automáticas com informações sobre o período de funcionamento da sua loja.
Você tem a opção de redigir vários tipos de mensagens, como de boas-vindas, notificação de ausência e respostas para dúvidas frequentes. Ao vender um produto ou serviço, com uso desse recurso é possível pedir a opinião do consumidor. Enfim, são diversas as utilidades, mas todas se concentram na melhoria da comunicação com sua clientela.
Tenha um catálogo de produtos
Esta funcionalidade também está disponível somente no WhatsApp Business. Você pode montar um catálogo e vender um produto ou serviço pelo aplicativo. Basta colocar título, uma foto, descrição, preço e o link da página de vendas. Mas organize essas informações de forma clara e inclua imagens com boa qualidade para atrair a atenção do cliente.
Destaque os benefícios, ofereça descontos e use frases persuasivas, como “Compre agora” ou “Aproveite a oferta”. Outra estratégia que funciona é criar grupos separados, de acordo com perfil dos clientes e enviar o catálogo. Fora isso, lembre-se da importância da transparência, apesar do espaço ser pequeno, evite inserir algum conteúdo distorcido.
Utilize o WhatsApp Web para maior facilidade
Responder vários clientes com minúsculo teclado do celular, toma muitas horas e em algumas situações, se torna inviável. Sendo assim, experimente baixar o WhatsApp Web no seu computador. Afinal, você terá mais dificuldade em vender seus serviços ou produtos, se não oferecer um atendimento ágil e eficiente.
Com essa versão, aumenta a praticidade na execução de tarefas, como gestão de textos, envio de mídias e documentos. O WhatsApp Web funciona em diferentes PCs, mas se você se movimenta muito, considere usá-lo num laptop para responder rápido o cliente. Aliás, caso queira ver bons modelos, confira também Os Melhores Notebooks para Trabalho.
Utilize QR Code
O QR Code corresponde a um código que leva a uma página específica quando o consumidor mira a câmera do celular sobre ele. Esse recurso ajuda a vender mais no WhatsApp, porque facilita diversos processos. Por exemplo, existe a possibilidade de elaborar QR Code para um produto específico ou oferta.
Se houver promoção, o cliente precisar tirar dúvidas ou for necessário compartilhar o modo de uso, usar esse código na divulgação é uma ótima técnica. A geração de QR Code costuma ser simples por meio de sites, como QR Code Generator, QR Stuff e GoQR. Basta inserir o link do WhatsApp e clicar em gerar.
Tenha um calendário e cronograma de conteúdos
Você pode encaminhar conteúdo com frequência pelo WhatsApp com intuito de manter as pessoas engajadas com sua marca. No entanto, faça isso com cautela e primeiro, peça permissão para seus contatos. Após a autorização, envie pequenos textos que realmente sejam úteis e ajude seu público-alvo a se conectar com sua empresa.
Contudo, lembre-se que os clientes não gostarão de receber informações repetidas e nem mensagens excessivas. Por essa razão, é aconselhável a montagem de um cronograma que organize o envio de produtos que pretende vender e de mensagens interativas. Geralmente, esse tipo de ação duas vezes na semana é suficiente.
O WhatsApp pode ser utilizado em até quatro celulares
Se você acessar o WhatsApp por apenas um determinado smartphone, se a bateria acabar ou ele quebrar, as pessoas terão dificuldade de falar com sua loja. Dependendo da gravidade da situação, isso significa menos vendas. Portanto, considere utilizar o aplicativo em mais de um aparelho com a mesma conta.
Caso sua empresa tenha uma equipe de trabalho grande e você queira agilizar o atendimento ao cliente, essa estratégia também ajuda. No entanto, é bom estar ciente de que o histórico não atualiza em tempo real em todos os dispositivos. Cada funcionário verá apenas uma parte da conversa e somente um único smartphone que terá todo conteúdo.
Não se esqueça do status do WhatsApp
No status do WhatsApp, os usuários conseguem compartilhar itens, como fotos, vídeos, textos e links. Você pode usar esse aspecto a favor do seu negócio para vender mais e aumentar a popularidade da sua marca. Atualize esse campo com frequência e experimente táticas, como destacar produtos ou promoções.
Deixe links com uma mensagem que estimule os clientes a abrir as páginas, por exemplo, “Oferta por tempo limitado”. Apresente ainda depoimentos e declarações de quem utilizou os serviços ou comprou os produtos da sua empresa. Outra estratégia boa é contar histórias que reforcem o interesse do público pelo seu negócio.
Pense em utilizar bot no WhatsApp
Os bots ou assistentes virtuais não substituem o atendimento humano, porém eles são excelentes ferramentas para tirar dúvidas repetidas. Por exemplo, você não precisa encaminhar mensagens inúmeras vezes contendo informações, como preços dos produtos ou serviços, notificação de compras ou abandono de carrinho.
Essa opção funciona no WhatsApp Business por meio da instalação de uma API. Contudo, no WhatsApp Messenger existem algumas alternativas que são úteis, embora não tenham a aprovação oficial. Alguns exemplos dessas interfaces correspondem a Twilio API for WhatsApp, Yowsup e WhatsApp Web Automation.
Aproveite as dicas e comece a vender pelo WhatsApp!
De forma geral, vender produtos ou serviços pelo WhatsApp não se trata de uma atividade muito complexa, mas é importante utilizar boas práticas. Sendo assim, procure reservar um único número para uso comercial. Considere fazer a criação de uma conta profissional no WhatsApp Business e experimente as vantagens que ele oferece.
Configure mensagens automáticas e monte catálogos para ofertar seus produtos e serviços. Além disso, aproveite as facilidades de utilizar a versão web, bots e QR Code no atendimento do cliente. Não se esqueça do status e nem de montar um cronograma, assim conseguirá aumentar as vendas e a visibilidade do seu negócio.