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Como Vender Pelo TikTok: Live Commerce, Hashtags e Muito Mais!

Índice

Em dúvida sobre como vender produtos ou serviços pelo TikTok? Veja aqui 13 estratégias para conseguir alto engajamento na plataforma e aumentar as vendas.

TikTok é uma boa ferramenta para vendas?

O TikTok é uma da rede social de vídeos curtos de até 3 minutos que se tornou um gigante aqui no Brasil em pouco tempo. Com mais de 70 milhões de usuários com idade entre 16 e 24 anos, ele oferece uma grande oportunidade de negócios. Portanto, você pode usá-la para vender os seus produtos ou serviços, assim como promover sua marca.

Nesse sentido, existem várias técnicas que ajudam obter os melhores resultados. Por exemplo, é possível criar parcerias com influenciadores, bem como realizar live commerce. Gerar conteúdo de alta qualidade, utilizar hashtags apropriadas e postar com frequência gera um engajamento que leva ao aumento nas vendas.

De forma geral, são inúmeros os recursos que a plataforma oferece que, muitas vezes, chega a ser confuso por onde começar. Pensando nisso, este texto apresentará 13 estratégias poderosas para você vender seus produtos ou serviços pelo TikTok. Então, continue lendo!

Como aumentar as vendas pelo TikTok

O que você pode fazer para promover e, consequentemente, vender mais seus produtos ou serviços pelo TikTok? Confira as dicas descritas na sequência e descubra como ter sucesso nessa rede social.

Conheça bem a plataforma do TikTok

No TikTok existem diferentes recursos que, quando são bem usados, ajudam empresas a vender e aumentar o engajamento dos seguidores com uma marca. Um exemplo disso é o TikTok for Business que permite integrar sua loja virtual com intuito de comercializar seus produtos diretamente pela plataforma.

Há ainda a opção de inserir links que direcionam os compradores ao site do seu negócio. No entanto, você precisa conhecer bem o aplicativo para utilizar ferramentas como essas. Portanto, leia tutoriais online, veja a seção de ajuda, reserve um tempo para mexer no TikTok e colocar em prática seu aprendizado.

Tenha seus objetivos bem definidos

Vender produtos no TikTok é uma meta muito abrangente, sem foco, que dificulta saber como está a verdadeira situação da sua loja. Então, lembre-se de estabelecer propósitos realistas com indicadores para acompanhar. Por exemplo, aumentar as vendas em 10% em três meses por meio de promoções nessa rede social.

Ao analisar a quantidade de produtos que saí por mês, você saberá se está no caminho certo ou necessita mudar de estratégia. Lembre-se de avaliar a situação atual da sua empresa na plataforma e o perfil dos seus seguidores. Isso ajudará a encontrar objetivos que sejam viáveis e ainda identificar quais são seus limites.

Parcerias com influenciadores

O TikTok possui a ferramenta Creator Marketplace que permite que empreendedores entrem em contato com produtores de conteúdo. Esse recurso serve principalmente para o desenvolvimento de parcerias envolvendo campanhas pagas. No entanto, existe a possibilidade de outro tipo de negociação, como a troca de recomendações.

Geralmente quando um influenciador da plataforma indica um produto ou serviço, ele vende bem. Então, considere procurar usuários nessa plataforma que tenham uma grande quantidade de seguidores ativos que podem se interessar pelo seu negócio. Além disso, não se esqueça de pesquisar a reputação da pessoa, antes de fechar um acordo.

Faça conteúdos que prendam a atenção

Os usuários do TikTok amam vídeos criativos e que são diferenciados. Esse tipo de conteúdo viraliza facilmente, assim como gera engajamento. Sendo assim, não publique nada no formato e estilo que todo mundo já viu. Crie algo que desperte a curiosidade de quem assiste e, de preferência, relacionado a algum assunto bastante comentado.

Fique atento à qualidade da imagem, se possível, utilize um equipamento profissional. Caso prefira um smartphone, use um modelo que filme com alta definição para os compradores verem seus produtos de maneira mais atraente. Aliás, para encontrar bons aparelhos com essa capacidade, confira também Os Melhores Celulares para Gravar Vídeos.

Procure pelas Hashtags Certas

As hashtags funcionam como um caminho que leva clientes em potencial a página da sua loja na rede social. Contudo, existem palavras-chaves que envolvem os assuntos mais comentados do momento que atraem mais audiência. No TikTok é possível encontrá-las diariamente na seção de “Hashtags”.

Escolha essas palavras com bom senso e evite incluir nas suas publicações tópicos que não fazem de nenhuma forma parte do seu nicho. Prefira termos específicos que se relacionem com seus produtos e público alvo. Você ainda pode desenvolver suas próprias estratégias, como criar uma hashtag para sua marca, aproveite datas especiais e eventos.

Utilize os sons que estão em alta

No TikTok, em grande parte dos conteúdos que se tornam virais, o áudio tem grande importância. Além disso, muitas vezes, a parte sonora do vídeo é replicada imensamente, mesmo que as imagens não sejam compartilhadas. Por essa razão, é aconselhável que você dê uma atenção especial a esse detalhe nos seus vídeos.

Por esse motivo, ao gravar, considere incluir sons populares e tendências, como músicas que estão em alta. Histórias criativas que ressaltam os benefícios de um produto, do mesmo modo, consistem numa bela maneira de vender sem ser evasivo. Mas faça a oferta de modo natural e compreensível.

Tenha um bom cronograma de postagens

Publicar conteúdo com frequência fará seu público se manter conectado a sua marca, além de atrair novos seguidores. Com isso, suas chances de vender por meio de campanhas feitas no TikTok aumentam. Aliás, o algoritmo dessa plataforma tende a dar maior destaque a contas que regularmente passam por atualizações.

Então, procure criar um cronograma com diferentes estratégias, como fazer postagens com assuntos que estão em alta na rede social e montar desafios. Além disso, inclua uma chamada para a ação (CTA) que estimule a interação com os seguidores. Use cores, fontes e logo que lembram sua marca.

Mantenha seu público informado sobre as novidades e sobre a marca

Além dos lançamentos de novos produtos, conte ao seu público quais são os projetos que sua empresa está trabalhando, fale sobre eventos e ganhos de prêmio. Essas ações no longo prazo ajudarão sua loja a vender mais produtos e deixarão seus seguidores mais interessados e envolvidos com sua marca.

Mas não se esqueça de que as postagens devem ser criativas e autênticas. Você pode utilizar recursos do TikTok, como músicas e efeitos especiais. Há ainda a opção de compartilhar histórias emocionantes ou criar pequenos desafios. Também coloque chamadas à ação em seus vídeos que direcionem o público para o site da loja.

Crie descontos e cupons para seguidores do TikTok

Promoções com descontos e cupons sempre ajudam as empresas a vender mais. No caso do TikTok, você pode colocar a oferta logo no início do vídeo, dessa forma captura rapidamente a atenção das pessoas. Mostre cupons com cores chamativas e letras grandes, considere incluir efeitos especiais que tornem o código mais atraente.

Na gravação ressalte as qualidades do produto, use gatilhos mentais de urgência, utilize termos como “por tempo limitado” ou “estoque limitado”. Além disso, destaque se trata de uma oportunidade exclusiva para os seguidores dessa rede social. Na descrição insira hashtags relevantes e incentive o compartilhamento.

Pense em apresentar os bastidores da produção do seu produto

Demonstrar o processo de fabricação, preparação de um produto e teste de qualidade são tipos de conteúdo que crescem no TikTok. Uma explicação desse aumento está no fato de as pessoas estarem cada vez mais interessadas em saber a origem do que consomem. Elas gostam de conhecer os colaboradores e os valores da empresa.

Além de vender seu produto, essa estratégia também é boa para atrair clientes que estão em dúvida e fidelizar os consumidores antigos. Então, ao criar os vídeos, use um script simples e evite termos como jargões ou que sejam de difícil entendimento. Mas destaque técnicas exclusivas ou materiais especiais empregados em cada etapa. 

Não deixe de prestar atenção nos concorrentes

No TikTok, existe uma enorme concorrência em toda espécie de segmento. Por conta disso, muitas vezes, se torna um grande desafio ganhar visibilidade nesse cenário. Uma boa maneira de contornar esse problema é estudando os concorrentes. Basta pegar uma lista de hashtags relacionadas ao seu nicho e encontrar os vídeos de maior relevância.

A partir daí, observe de que forma eles transmitem conteúdo, modo como vendem o produto, jeito que falam com o público, recursos que utilizam e com quais influenciadores trabalham. Descubra quais são os pontos fortes e fracos deles para produzir publicações melhores, com um formato diferenciado e interessante.

Pense em fazer Live Commerce

O live commerce consiste na simples estratégia de fazer uma gravação ao vivo, geralmente demonstrando os benefícios de um produto e no final, vendê-lo na hora para quem assiste.  Também há a oferta de um desconto ou promoção exclusiva somente os compradores que realizem a compra durante a transmissão em tempo real.

A montagem desse tipo de conteúdo não costuma ser complexa. Basta desenvolver um roteiro de lançamento, tutorial ou outra ideia que tiver. Depois, é necessário definir se o apresentador será uma pessoa comum como um funcionário ou um influenciador. Você ainda pode usar a ferramenta TikTok Shop que permite incluir um link de compra na descrição.

Invista em anúncios pagos

Fazer divulgação pelo TikTok Ads corresponde ao jeito mais rápido de vender um produto na plataforma. Você pode combinar esse recurso com a produção de conteúdo padrão, a fim de potencializar os resultados. Há diversos formatos de anúncios, como os nativos, de marca, desafios patrocinados e outros.

Essa rede social dispõe de ferramentas de rastreamento, análise de desempenho e revisão. Dessa maneira, é possível monitorar quais campanhas foram efetivas e ajustar o que não estiver bem. Sendo assim, avalie seu orçamento e invista publicidade que aumente as vendas e o engajamento com sua marca.

Aproveite as dicas e aumente suas vendas pelo TikTok!

Se você vende produtos direcionados para o público jovem, mas não os comercializa no TikTok, está perdendo dinheiro. Sendo assim, comece o quanto antes a conhecer o funcionamento dessa rede social. Lembre-se de definir seus objetivos e desenvolva conteúdo criativo e autêntico que coloque seu negócio em evidência.

Considere ainda utilizar estratégias, como as parcerias com influenciadores, anúncios pagos e live commerce. Sempre pesquise quais são as hashtags mais relevantes e que estão em alta no seu nicho, além de postar com frequência. Assim, você verá que no longo prazo sua loja terá uma presença sólida nessa rede social.

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